Aconteceu ontem pela manhã, a 1ª Corrida e Caminhada do Consulado do Grêmio Passo Fundo. Após um sábado chuvoso, amanheceu um domingo de céu azul gremista. Temperatura agradável, ótimo para correr. Apesar do início da corrida estar marcado para 9:00, acordei muito cedo. Banho e café tomados, vestimenta pronta, fui para o local da corrida com 1 hora de antecedência. Lá chegando, noto que não sou o único que gosta de chegar muito antes. Isto é muito bom, há um encontro de pessoas legais e bem humoradas. Muito papo colocado em dia e Chip retirado sem fila. O tempo vai passando e o público aumentando. O ônibus do Grêmio trouxe e expôs as taças de Campeão do mundo e Campeão da Libertadores para fotos. Chega enfim a hora de iniciar o aquecimento e o momento da corrida. Corredores dos 5k e dos 10k começam a se posicionar para a largada.
Todos alinhados e prontos para a largada. O sinal de partida será dado através da narração do Gol do Renato Portaluppi no mundial contra o Hamburgo. Gol narrado e corrida iniciada. Vamos em frente.
Farei o percurso de 10k, mesmo percurso que fiz no domingo passado em Torres. Lá eu fiz os 10k em 55min13seg, meu melhor tempo para os 10k, em um percurso plano e no nível do mar, ida pela areia e volta pelo asfalto. Hoje, em um percurso com muitas subidas e perto de 700mts de altitude, não esperava conseguir melhorar o tempo. Mas, após a subida do Vermelhão da Serra ter sido vencida em um bom rítmo, comecei a acreditar em uma possibilidade de melhorar o tempo.
Na ida, muitos participantes, pois o pessoal dos 5k estavam juntos. A partir da Igreja de São Cristóvão, foi uma corrida bastante solitária. O pessoal dos 5k já havia retornado e os concorrentes dos 10k mais rápidos estavam bastante a frente. Como não costumo olhar para trás, não sabia se haviam muitos concorrentes para trás. Só consegui perceber este detalhe quando me aproximei do retorno. Pude ver então, que haviam vários corredores atrás de mim. Eu não era o último.
O trecho de retorno foi mais tranquilo, consegui retomar um bom rítmo até chegar a entrada da gare. Ali, a mente exerce um poder incrível sobre o corpo. Já cansado, ao visualizar a chegada, mudo a passada e aumento o rítmo. Fiz os 350mts finais em um sprint que eu nem sabia que tinha forças para fazer. Completei a prova em 9º em minha categoria, alguns podem achar ruim, mas para mim, foi ótimo pois fechei a prova de 10k em 54min46seg, meu melhor tempo para esta distância.
Cheguei bastante cansado, entreguei o chip para o menino e fui pegar minha medalha de participação. A menina que estava entregando as medalhas não quis me entregar(não faço a menor idéia da razão disso). Ainda bem que havia outra menina entregando medalhas(minha sorte que era a esposa do organizador) e esta me entregou a medalha de participação sem problemas.
Quanto a organização da prova, tudo estava muito bem. Havia bananas e maçãs e água para os finalistas.
Após a chegada, e um breve descanso, encontro minha filha e minha esposa, muito bom contar com a presença delas. Aguardamos o resultado final e assistimos a entrega dos prêmios aos vencedores de cada categoria.
Somente ao chegar em casa, percebi que por não ter passado um protetor solar, eu estava com o rosto parecido com um pimentão.
Valeu pela prova, parabéns aos organizadores.