Hoje, dia 23 de maio, fiquei sabendo de uma notícia muito triste. O atleta cego, Luiz Elmar Pires, que tanto lutou para que as categorias de atletas portadores de necessidades especiais tivessem uma categoria nas provas de corrida de rua de Passo Fundo e região, veio a falecer vítima de um atropelamento.
O Sr. Luiz, de 54 anos, era casado e tinha dois filhos. Era cego, o que não o impedia de trabalhar com eventos e instalação de som e luz. Trabalhou diversas vezes inclusive, na montagem dos pórticos de largada em algumas provas de corrida de rua de Passo Fundo, como na Corrida da Mulher, na Corrida do Consulado Gremista e na Corrida Contra o Diabetes.
Foi um pioneiro, sempre indo atrás das organizadoras de provas para que fosse garantida a participação de cegos. Era um incentivador do esporte que amava.
Figura presente em quase todas as provas do Circuito Municipal de Corrida de Rua de Passo Fundo, tendo participado de todas as etapas em 2018.
Durante as provas, era guiado por outros atletas, seus amigos, e acabava por incentivar muitas pessoas a praticar o esporte.
Neste domingo, dia 19 de maio de 2019, ocorreu no interior do município de Passo Fundo, a 2ª corrida rural promovida pela FertiSystem nas distâncias de 5 e 11 km. A prova de 11 km foi bastante difícil em um percurso todo pela estrada de terra com pedriscos, pedras, desníveis. Para fechar a prova, após uma descida forte no km 10 encaramos uma subida muito ingrime por 1 km inteiro. Eu já havia corrido esta prova em sua 1ª edição, no ano passado, um domingo com muito frio e após uma noite de chuva, fazendo com que a estrada ficasse com bastante barro.
Neste domingo porém, o sol estava brilhando em um céu muito limpo. Começamos a prova com uma temperatura baixa e agradável, mas logo o sol começou a esquentar.
Completei a prova em um bom tempo para as minhas expectativas já que utilizei esta etapa como preparação para a maratona daqui à 40 dias.
Assistam imagens desta prova no vídeo do canal Corre Professor no youtube e compartilhem este vídeo em suas redes sociais. Obrigado e bons treinos.
Hoje, quinta-feira, 16 de maio de 2019, fiz mais um treino longo em preparação para a maratona '42k de Floripa' que irá ocorrer no dia 23 de junho em Florianópolis.
O treino de hoje foi feito, em grande parte, pelas estradas de terra do Cepagro da Universidade de Passo Fundo. Um lugar agradável para correr, com subidas, descidas e somente o som da natureza. Longe da fuligem e do barulho de carros, motos, ônibus e caminhões.
Assistam o vídeo e deixem seus comentários. Não esqueçam de solicitar aos amigos para que se inscrevam no canal Corre Professor no Youtube. Bons treinos e Corre Professor.
No dia 1 de maio de 2019, em Lagoa Vermelha, o SESC/RS organizou o 1º Circuito Municipal de Corrida de Rua União e Trabalho de Lagoa Vermelha. Uma prova de corrida de rua com 4km.
A largada aconteceu às 9:00 da manhã de um feriado com tempo nublado após a chuva da madrugada. Temperatura muito boa para correr.
Fui até Lagoa Vermelha em companhia do amigo Ismael Dalpiva. Lá chegando, fomos retirar os kits com a camiseta, o número de peito e o chip de cronometragem. Muitos amigos já estavam por lá.
Após a fixação do número de peito, corri com o número 80, fomos para o aquecimento faltando 20 minutos para a largada. Durante o aquecimento, fiz várias imagens para o canal Corre Professor e conversei com muitos amigos enquanto aquecíamos.
Prontos para a largada, o Amaurel, organizador da prova passou as últimas instruções para os atletas e foi feito o alinhamento para a largada. Fiz imagens dos atletas prontos e me encaminhei para o final da fila e zerei o relógio de pulso.
Largamos em frente a praça Frei Mateus Dolzan, ao final da rua, dobramos a esquerda em uma rua de paralelepípedos em subida e novamente a esquerda na quadra seguinte. Então, após 2 quadras, dobramos a direita na Av. Afonso Pena e seguimos até o final retornando um pouco antes do trevo de saída da cidade. Após o retorno, seguimos em direção oposta pela mesma avenida, enfrentando uma subida bem desafiadora por 850metros com insclinação média de 4% mas chegando em trechos de inclinação de 9%. Após o final da subida, o trecho da prova ficou bem tranquilo. Na chegada, fiz um bom sprint com rítmo de 3m20s/km.
Fiz uma corrida muito boa, forçando bem e usando como um bom treino para a maratona. Após a chegada, hidratação e alimentação, conversas com os amigos enquanto aguardava os resultados da prova. Conversei com vários atletas que eu não conhecia, mas que assistem o canal Corre Professor no youtube. Bem legal esta interação.
Quando os resultados foram afixados, fiquei muito feliz, pois estava em 5º lugar na categoria de 50-54anos. Este seria o meu 1º pódio após a criação do canal Corre Professor. Fiquei então, para filmar as premiações, com a expectativa de subira ao pódio. Quando então, o locutor chamou os atletas da minha categoria e não ouvi meu nome. Corri novamente para ver a lista de chegada e esta havia sido corrigida. Um atleta retirou o número errado e correu com o chip da categoria 60-64anos. Recorreu a mesa de cronometragem e foi recolocado na categoria certa. Ele ficou em 2º lugar me jogando para 6ªa. posição e me tirando do pódio. Claro que fiquei decepcionado, mas nada que possa apagar a alegria de ter feito um bom tempo.
Agora é seguir treinando para fazer uma boa maratona no dia 23 de junho em Florianópolis.